quinta-feira, 15 de julho de 2010

12/07/2010 – O microfone esteve onde não deveria






Dionízio do Apodi

Confesso que preferiria o projeto Rodovia Nordeste de Teatro, em Recife, na rua, em praça pública, como temos feito na maioria das vezes. Mas nosso anjo Willians Santana nos orientou para fazermos as apresentações dentro de um teatro, devido ao período de chuvas em Recife, e assim concordamos, e o próprio Willians arrumou um bom teatro para fazermos a temporada (Teatro Barreto Júnior, no bairro do PINA).
Uma hora antes da apresentação d´O Inspetor Geraldo caiu um toró, e de imediato tivemos consciência de que o melhor foi feito: fazer em um espaço fechado. A chuva só parou depois do espetáculo já iniciado. E por isso, tivemos um público pequeno. Pensei que fosse dar menos gente, mas ainda bem que tivemos apresentação.
O Inspetor Geraldo é um espetáculo para a rua e hoje fizemos no palco italiano. Nenhum problema quanto a isso. “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. A verdade do ator de encontro à verdade do espectador é maior que as adaptações, que no fundo, são apenas adaptações.
Depois da abertura de Zelito Coringa, que abre com maestria todas as nossas programações, os atores começaram a encenar a peça. Não gostei do volume das vozes e da postura que os atores tomaram para falar. Eis que surge um problema: os atores estão fazendo a maioria das apresentações em praça pública, com microfones, o que dá um conforto para a voz. E hoje percebi que os atores estavam com postura de fazer com microfones, o que não era o caso. Muita coisa tive dificuldade de entender devido a esta postura.
Sempre respeitei muito, e respeito, a opinião do mestre Antunes Filho que diz que “ator não é para usar microfone, porque fica preguiçoso e não desenvolve a sua voz”. Há atores que realmente fazem isso, mas não vou deixar que isso aconteça aqui no grupo. Respeito Antunes, mas acredito que se o ator, conscientemente, desenvolver a sua sensibilidade, vai poder definir que postura tomar em cada ocasião e em cada ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário