quarta-feira, 31 de março de 2010

27/03/2010 Uma abertura feliz






Dionízio do Apodi

Começa o projeto Rodovia Nordeste de Teatro, d´O Pessoal do Tarará, que tem patrocínio da Fundação Nacional de Artes Cênicas (Funarte), do Ministério da Cultura e Governo Federal. Neste dia 27 de março (Dia Internacional do Teatro) o projeto foi aberto em Mossoró, na Praça do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, com uma estrutura de palco, luz e som, para a apresentação do espetáculo A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró. Este espetáculo, que sempre foi apresentado dentro do teatro, a partir de agora toma um novo rumo, que é apresentar para públicos maiores, na rua, graças ao Prêmio Funarte de Artes Cênicas Myriam Muniz 2009.

A abertura do projeto aconteceu em Mossoró, cidade natal do grupo, e prossegue até o final de julho, em duas etapas, visitando todos os estados nordestinos com três espetáculos diferentes, na rua (A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró, O Inspetor Geraldo e O Pulo do Gato). As cidades que receberão o projeto, nesta primeira etapa serão as seguintes: Mossoró - RN (que abre e encerra o projeto), Aracati e Fortaleza (CE), Piripiri e Teresina (PI) e Caxias e São Luis (MA). Na segunda etapa, que acontecerá em julho, o grupo passa por Assu e Natal (RN), Sapé e João Pessoa (PB), Igarassu e Recife (PE), União dos Palmares e Maceió (AL), Estância e Aracaju (SE), Camaçari e Salvador (BA), e novamente Mossoró (RN), onde o projeto é encerrado.

O projeto inicialmente seria realizado em um ônibus, mas o que não foi possível por falta de espaço para acomodar todos os materiais dos espetáculos e estruturas de som, palco e luz. Desta forma, o grupo preferiu alugar uma van e um microônibus. Um transporte para os atores e outro, sem bancos, só para o material. Desta forma, começamos o projeto.

Cabe ressaltar a garra de todos os integrantes do grupo, principalmente durante as duas últimas semanas, quando foi necessária uma intensificação em toda a produção do projeto (confecção de banners, folders, camisas, contatos com as cidades, ensaios com a estrutura, capacitação, etc). Rodovia Nordeste de Teatro representa um divisor de águas na história do grupo, não só pelas cidades que serão atingidas, mas pela reorganização do grupo em relação a sua produção. Agora, de cara, o grupo tem estrutura de som, palco e luz, e é necessário um maior aparato humano também, e qualificado. É assim que o grupo inicia este projeto, com 14 pessoas, e possibilidades de aumentar, já que até pouco tempo éramos 8. Não podemos mais investir só no elenco. Agora precisa investir nesta estrutura (manter e aumentar). É um caminho que não tem volta.

Retornando a apresentação de abertura do projeto, na Praça do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, foi uma alegria muito diferente: estávamos em casa, onde em 2002 começamos de forma pequena, simples, mas cheia de sonhos, e neste dia 27, pudemos perceber o quanto o grupo cresceu nestes sete anos. E o público também percebeu isso. Uma multidão presenciou o espetáculo, e aí vimos como a estrutura de som, com microfones de ponta, pode facilitar o trabalho do teatro para alcançar multidões. É uma outra coisa o que estamos passando.

Pensei que iríamos ter problemas grandes com a inauguração de nossa estrutura, mas não tivemos muitos não. Importante foi a semana de testes que fizemos na Baixinha (nossa comunidade). Mas isto não impediu de eu ter dado um vacilo, fora de cena, ao falar com Madson, com microfone aberto. Captou por um momento, e depois percebi e fiquei morrendo de raiva porque não poderia fazer isso. Mas serve de experiência para não voltar a acontecer.

Ronaldo Costa, nosso maior iluminador do Estado esteve presente dois dias em Mossoró, para nos auxiliar com a estrutura de luz. Foi bom. Ajuda importante. Estamos mais seguros e prontos para aprender com a experiência da estrada, que amanhã, logo cedo se mostra ao nosso grupo. Amanhã já é Aracati, no Ceará, onde passaremos dois dias.

Mas hoje, é só recordar que noite feliz, maravilhosa, com o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário